Blog da Passo a Passo 2: Chupeta, Mocinha e Vilã!

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Chupeta, Mocinha e Vilã!



Chupeta, Mocinha e Vilã!

Sua presença sempre foi motivo de polêmica ente pais e mesmo entre estudiosos do desenvolvimento infantil: usar ou não usar?

A tradução do termo chupeta para o inglês é pacifier, ou seja, “pacificador”: aquele que tranquiliza e acalma. E esse é justamente o propósito que leva os pais a introduzir a chupeta ao bebê: acalmar.

Mas, por que ela acalma? A sucção é um reflexo do bebê desde o útero materno e, após o nascimento, o ato de sugar se transforma numa necessidade fisiológica, especialmente no primeiro ano de vida. Além do alimento, que vem através da sucção, o ato de sugar também libera endorfina, o hormônio do prazer e bem-estar. E aí entra o papel da chupeta, um “liberador” de endorfina.

E quais são os prós e os contras do seu uso? Poderíamos apresentar aqui uma lista muito maior de “contras” do que “prós”. Mesmo assim, grande parte dos pais lança mão desta poderosa aliada e a oferece à criança nos primeiros dias de vida. Com o uso prolongado e frequente, a chupeta, aos poucos, vai perdendo a função inicial de sucção/liberação de endorfina e vai se tornando uma espécie de amparo para as “dores” emocionais da criança. Assim, fica estabelecida a dependência. E toda dependência é difícil encerrar.

Por isso, todo cuidado no seu uso ainda é pouco: o recomendável é introduzi-la depois dos 15 dias de vida, quando a amamentação já se estabeleceu e a retirada ideal deve acontecer durante o primeiro ano, o mais tardar entre os 2 e 3 anos.

E como retirar? Em primeiro lugar, é importante os pais estarem seguros da decisão, pois a criança percebe quando estão vacilantes ou quando há discordância entre o casal. Aos poucos, pode-se limitar os horários e buscar eliminar o hábito durante o dia. Depois, deve-se preparar a criança para a separação definitiva, determinando um momento para a sua retirada, sem voltar atrás.

E é claro que vale negociar: é um processo difícil, tanto para a criança quanto para os pais, mas necessário para o seu crescimento e fechamento de um ciclo. Alguns pais usam o recurso das trocas, outros da “doação” para um personagem, o importante é tentar dar o suporte emocional para a criança, principalmente nos primeiros dias, que são os mais críticos. Geralmente, em uma semana tudo se acalma novamente. 

E que venham as novas fases e os novos desafios!

Andrea Bellingall e Isabela Janiszewski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário