Blog da Passo a Passo 2: 2016-03-27

quinta-feira, 31 de março de 2016

Purê de batata com cenoura



Ingredientes:

3 batatas médias sem cascas
3 cenouras médias sem cascas
1/2 colher (sopa) sal
1/2 xícara de leite
1 colher (sopa) manteira

Modo de preparo

1. Corte as batatas e as cenouras em pedaços irregulares. Coloque-as em uma panela e cubra com água. Adicione o sal e leve para ferver.

2. Retire do fogo depois que as verduras estiverem bem macias, aproximadamente 20 minutos. Escorra.

3. Logo após escorrer as verduras, coloque-as ainda quente em um processador (ou liquidificador) juntamente com o leite e a manteiga. Bata bem, até que esteja homogêneo.

4. Leve a mistura de volta ao fogo por apenas dois minutos. Acerte o sal se for preciso.

Plantar, colher e comer: uma divertida viagem ao ciclo da natureza!




Em um mundo cada vez mais urbanizado e consumista, atividades ao ar livre e que estimulem o contato com a natureza são preciosos. Para as crianças, o plantio e o cuidado com as plantas não só educa mas também diverte.

Acompanhar o desenvolvimento de uma planta é uma atividade muito divertida e enriquecedora de aprendizagem para os pequenos. O contato com a terra e o cultivo de vegetais e hortaliças permite perceber as necessidades vitais do plantio (sol, rega, tempo, solo e adubo), os cuidados que se deve ter, o processo de crescimento e colheita desses alimentos. Além disso, na fase da degustação, as crianças são estimuladas a experimentar legumes e verduras que elas mesmas plantaram, contribuindo para uma alimentação saudável.

Neste processo, os ganhos são incontestáveis: as crianças vibram com o resultados e, de quebra, aprendem sobre o ciclo da natureza, estimula-se o desenvolvimento sensorial (mexer na terra, sentir o cheiro e o sabor dos alimentos, observar o seu crescimento), aprendem sobre a importância da alimentação saudável e o amor pela natureza.

Na Passo a Passo 2, o Projeto Horta na Escola é um sucesso. Há anos observamos que a atração das crianças pelas atividades é algo mágico e fascinante, consolidando e confirmando a nossa essência biológica e o forte elo de ligação com o ambiente em que vivemos.

A falta de espaço como um quintal ou jardim não é desculpa. Que tal plantar um grãozinho de feijão no algodão e acompanhar o seu crescimento ou plantar temperos (manjericão, alecrim etc.) e pequenas hortaliças (tomatinho cereja etc.) em vasos para usar nas refeições? Seu filho vai adorar compartilhar com você esta experiência!

Andrea Belligall e Isabela Janiszewski