Blog da Passo a Passo 2: 2015-07-05

terça-feira, 7 de julho de 2015

A tecnologia atrasa o desenvolvimento das crianças, diz pesquisa



A Academia Americana de Pediatria e da Sociedade Canadense de Pediatria criaram um guia para orientar os pais sobre como os filhos devem usar as tecnologias. O objetivo é evitar doenças e transtornos como déficit de atenção, insônia, atraso no desenvolvimento motor e de aprendizado, entre outros que, segundo o estudo, podem ser causados pelo uso excessivo de equipamentos eletrônicos.

A pesquisa quer banir o acesso de crianças de até dois anos a dispositivos. No lugar do tablet,sugere livros, blocos de montar ou qualquer outro brinquedo ajustado à idade. Até cinco, o ideal é passar no máximo uma hora por dia na companhia de equipamentos eletrônicos, enquanto até  até os 16, em vez de passar a tarde toda no computador, o tempo limite é de duas horas.

O Núcleo de Educação Infantil Passo a Passo 2 substituiu o módulo dedicado à internet por aulas de brincar. O objetivo é favorecer o convívio social e a conexão entre elas. A coordenadora pedagógica responsável pela mudança, Andrea Bellingall, explica que, nos primeiros anos de vida, os pequenos aprendem a criar laços. 

- Eles aprendem a se relacionar e a criar vínculos, habilidades muito importantes tanto na vida social, quanto na profissional, no futuro. É importante que sejam estimuladas novas formas de conhecimento, afirma. 

A pesquisa reuniu nove razões que explicam os cuidados. 

1 - Crescimento rápido do cérebro
O cérebro de uma criança de até dois anos cresce muito rápido e o ritmo continua acelerado até os 21 anos de idade, mas a exposição excessiva pode causar déficit de atenção, atrasos cognitivos e de aprendizado e impulsividade, entre outros problemas.

2 - Atraso no desenvolvimento motor
Uma criança que se mantém focada em pequenas telas tem movimentos restritos e, consequentemente, resultam em um atraso de desenvolvimento. O problema é que, com isso, uma em cada três crianças chega à escola com atrasos motores, o que interfere em pontos como atenção e a habilidade de aprender.

3 - Obesidade
Crianças que levam dispositivos eletrônicos para a cama, como games, por exemplo, em geral têm 30% mais chances de ficarem obesas. Entre as que estão acima do peso, 30% desenvolvem diabetes e, com isso, risco de ter ataque do coração. 

4 - Problemas para dormir
Levar o ipad para a cama é péssimo para o sono: 75% de crianças de nove e dez anos com esse hábito sofrem com insônia, já que grande parte dos pais, 60%, não supervisiona o tempo que os filhos passam com os aparelhos.

5.Doenças
O excesso de uso de tecnologia pode causar depressão, ansiedade, déficit de atenção, autismo, transtorno bipolar, piscose e comportamentos problemáticos, além de dficuldade de socialização.

6.Agressividade
Sem controle e com a crescente exposição a conteúdos violentos e sexuais, é comum que as crianças se tornem mais reclusas e que tenham dificuldade de controlar a agressividade.

7.Demência digital
Transtornos de déficit de atenção, concentração e memória são devidos a problemas de conexões neurológicos ao córtex frontal: crianças não conseguem prestar atenção e, assim, não aprendem.

8.Vícios
Os pais ficam mais e mais vidrados em tecnologia, tanto que deixam seus filhos de lado. Sem atenção, as crianças se conectam aos aparelhos e se tornam viciadas neles.

9.Emissão de radiação

As crianças são mais suscetíveis à emissão de radiação, já que a sua imunidade ainda está em desenvolvimento.