Blog da Passo a Passo 2: 2015-06-14

terça-feira, 16 de junho de 2015

Conhecendo novos sabores



Se as crianças pudessem escolher, o mais perto que chegariam de uma fruta seria do iogurte de morango, quanto mais de legumes e verduras. Muitas delas rejeitam mesmo sem experimentar. Para acabar de vez com esse comportamento, nós da Passo a Passo 2, colocamos em prática o projeto “Oficina culinária”. Nele, os alunos do período integral, conhecem os diferentes tipos de alimentos e preparam, uma vez por semana, o que comem no almoço.

Muitas vezes, a criança rejeita o que não conhece e cultiva hábitos alimentares repetitivos e nada saudáveis. Tivemos um aluno que só comia em casa salsicha e macarrão instantâneo, mas quando começou a fazer as refeições aqui, esses alimentos não eram oferecidos e nem mesmo permitidos e assim, com contato com os colegas, estar na mesa com eles e vê-los comendo vegetais e diferentes tipos de proteínas, acabou fazendo com que se aceitasse o novo cardápio.


O projeto é um dos módulos da área de nutrição da creche. As crianças respondem muito bem às atividades lúdicas e realmente experimentam o que fazem, abrindo-se às novidades. A criação de bons hábitos alimentares não é tarefa fácil, afinal competir com os alimentos industrializados, cheios de aditivos e com embalagens com apelo infantil é complicado, mas acreditamos que se desde de pequena a alimentação saudável é oferecida, ela se tornará um hábito para o resto da vida. Nosso objetivo é fazer com que todo dia seja dia de se alimentar bem. 

Isabela Janiszewski – Diretora do Núcleo de Educação Infantil Passo a Passo - Gávea