Blog da Passo a Passo 2: É Tempo de Brincar ao Ar Livre

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

É Tempo de Brincar ao Ar Livre

Previsão do Tempo: É Tempo de Brincar ao Ar Livre


Já estamos no fim de outubro e, com o horário de verão, os dias ficam mais longos. O final da tarde é o momento perfeito para convidar as crianças para brincar ao ar livre. 

As brincadeiras ao ar livre e em contato com a natureza estimulam a criatividade e a interação com pessoas, animais, natureza, reforçam o sistema imunológico com coisas que molham e sujam, ajudam no desenvolvimento emocional com jogos onde se ganha e se perde – e o que é melhor, sem botões eletrônicos

Embora saibamos que o mundo digital é mais sedutor e confortável, principalmente depois de um dia cansativo de trabalho, sair para brincar com as crianças pode funcionar como um reativador das energias. E as vivências no mundo real são fundamentais para que elas aprendam a lidar com suas emoções, com regras e frustrações. Pode ser no quintal de casa, na varanda, na pracinha, no parque, na praia, enfim, onde a imaginação permitir. 

Nossas sugestões:

Piquenique – Junte pães e frutas, sucos, bolos e leve tudo para um lugar verde e bonito. Leve também bola, bicicleta, peteca – celular só se for pra tirar fotos ou colocar uma música legal, combinado?

Acampamento – Sabe aquela barraca que seu filho insiste em montar no meio da sala? Monte ao ar livre, prepare alguns lanches, leve uma lanterna para sair de lá só quando a noite chegar.

Ateliê – Você detesta canetinhas, guache, cola colorida e tudo o que possa sujar seu sofá? Desencane pelo menos no fim de semana, espalhe papéis pelo chão e parede da varanda, e deixe a criançada rabiscar à vontade.

Cuidar das plantas – Vai molhar, vai levar um pouco mais de tempo, mas não perca a oportunidade de ensinar seu filho a cuidar das plantas e a fazer uso da água de forma responsável.

Passear com o cachorro – Ensine seu filho o respeito pelos animais, suas necessidades de movimento, estimule a recolher suas sujeirinhas e correr junto com ele.

E ainda: amarelinha, corda, pipa, lupa, binóculo, catavento, bolhinhas de sabão, dança, canto, ciranda, esconde-esconde, ufa… cansou? Então é hora de se recolher, tomar um banho relaxante, jantar e dormir como um anjinho!
Andrea Bellingall e Isabela Janiszewski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário