Blog da Passo a Passo 2: 2015-11-01

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

A importância das aulas de educação ambiental na infância


Observar, descrever, comparar, descobrir!

Horta, pato, galinha, galo, iguana, cobra, sol, energia, água, e muitos experimentos!

Na semana que passou nossa Escola esteve recheada de novidades com a Feira de Ciências Passo a Passo 2 – Unidade Copacabana.

É um mundo mágico que se abre! Nos primeiros anos de vida, a Ciência provoca um encontro com o desconhecido e convida a criança a explorar um novo mundo que se mostra para ela.

O estímulo à compreensão deste novo mundo é condição necessária para que ela possa reconhecer-se como parte do universo e como indivíduo e, progressivamente, desenvolver atitudes  de respeito e preservação da vida e do meio-ambiente, bem como atitudes relacionadas à saúde.

Tivemos a participação da Iguana na nossa feira porque ela tem uma forte ligação com os vegetais e com a luz como fonte de energia.

Aprendemos sobre o desenvolvimento dos vegetais e a importância do Sol para eles e para os animais. Como exemplo, para sistematizar o aprendizado, usamos a Jiboia.

Falamos também da vida na fazenda e nos campos e como as histórias e lendas fazem parte da vida dessas pessoas. Conhecemos a lenda: “O Cágado e o Teiú”.

Fizemos, ao longo do ano, diversos experimentos sobre luz como fonte de energia e como forma de energia limpa!


Nós, da Passo a Passo 2, fomos umas das escolas pioneiras em inserir a Educação Ambiental dentro da grade de aulas. Sabemos da grande importância e contribuição que estamos fazendo para que as crianças de hoje se tornem adultos mais preocupados com os animais, com a natureza e com o futuro do nosso planeta.

Andrea Bellingall e Isabela Janiszewski.