Blog da Passo a Passo 2: 2015-08-09

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Luzes, Câmera e ….Emoções!



Para quem ainda não assistiu, aqui vai uma dica para saborear a pipoca do final de semana com as crianças: a animação Divertida Mente, da Disney Pixar. Embora sua bilheteria não tenha superado os gigantes Jurassic World e Minions, trata-se de um filme com um conteúdo muito enriquecedor para as crianças, pois aborda um tema presente nas cabecinhas dos pequenos (e dos adultos também): as emoções!

Divertida Mente conta a história da menina Riley, de onze anos, que vê sua vida virar do avesso após a mudança de cidade. Dentro do cérebro de Riley convivem várias emoções diferentes: Alegria, Nojinho, Medo, Raiva e Tristeza. A líder do grupo é a Alegria, que se esforça bastante para que a vida de Riley seja sempre feliz. Porém, nem tudo está sob seu controle, e quando ela é expulsa da sala de controle juntamente com a Tristeza, a vida da menina muda radicalmente, enquanto percebemos o papel de cada sentimento no controle de nossas vidas. 

É muito interessante o enfoque dado aos sentimentos negativos (tristeza, raiva, medo, nojo) como aliados da alegria, e não como vilões, mostrando que são emoções que se complementam, ou seja, não podemos reconhecer a alegria sem experimentar a tristeza, a dor, aquelas que nos fazem crescer e amadurecer.

É uma história que encanta crianças, pois dá cor e forma aos sentimentos, e adultos, por tratar o tema de forma leve, sem lhe tirar a profundidade.


Boa diversão!
Andrea Bellingall e Isabela Janiszewski