Blog da Passo a Passo 2: 2015-09-20

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Uma Corrente de Boa Energia






A sabedoria popular há muito nos avisa: é de pequenino que se torce o pepino. O provérbio transmite a ideia de que quanto mais cedo as crianças aprendem, melhor é o resultado. E as teorias da educação confirmam: os primeiros anos de vida são os mais férteis para desenvolver hábitos saudáveis e valores sociais como o de coletividade.

E a Passo a Passo 2 vem testemunhando esta realidade. Com a ênfase ao tema Energia, incentivado pela UNESCO para 2015, as crianças construíram uma roda d’água com material reciclado e aprenderam sobre a origem da energia. A partir daí, eles abraçaram a causa: aprenderam a importância de não desperdiçar, de pensar de forma coletiva, de cuidar do futuro e das novas gerações. Com isso, passaram a “fiscalizar” o consumo de energia na escola e em casa.

O resultado é a surpreendente mudança nos hábitos familiares. Os relatos dos pais são unânimes: as crianças pedem que apaguem as luzes, desliguem o ar condicionado quando não é necessário, que não se desperdice energia. Com isso, formamos uma corrente de conscientização fundamental para o futuro do nosso planeta.


E então, que tal apagar a luz?

Isabela Janiszewski e Andrea Bellingall