Blog da Passo a Passo 2: Por que criança precisa de férias?

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Por que criança precisa de férias?



Tem algo melhor do que férias? Se é importante para nós adultos, imagina para uma criança que ainda está em fase de desenvolvimento... É muito importante!!

Um novo estudo realizado pela Academia Norte-Americana de Pediatria (AAP) mostrou que o descanso e a diversão são benéficos para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

Segundo os pesquisadores, as férias ajudam na sedimentação do conteúdo pelo cérebro da criança, pois muitas informações aprendidas ao longo do ano letivo ficam mais claras por meio de brincadeiras.

O que nós percebemos aqui na Passo a Passo 2 é que esse pequeno desligamento das férias de julho ou de janeiro fazem com que, ao retornarem, tenham mais disposição e energia na permanência na escola. 

Férias só para as crianças

A gente sabe que quando as crianças estão de férias a rotina dos pais vira de cabeça para baixo e que o trabalho dobra, ou seja, só os pequenos entram de férias de verdade, e muitas vezes desejamos que a escola funcione os 365 dias do ano.

Seria um sonho para alguns pais .... porém, em se tratando de Educação Infantil, frequentar a creche direto, sem intervalo algum para férias, não é o mais recomendado para o aluno. Temos consciência que, algumas instituições de ensino utilizam o marketing "funcionamos de janeiro a janeiro" atraindo pais de primeira viagem, mas devemos alertar que esta não seria a melhor opção para os pequenos. O subconsciente da criança age como uma esponja, absorvendo tudo que ouve e vive. É nele que as coisas vão se elaborando, as peças se juntando e se formando conhecimento. Porém, para que isso aconteça, a cabeça precisa de tempo e de descanso.

As crianças recebem um conjunto de informações que não conseguem colocar em prática se não tiver um tempo livre. E, nas férias é o momento ideal para que isso aconteça. O brincar livre é quando a criança coloca em prática o que aprende na escola.

Como é bom voltar para escola depois das férias.... podemos sentir o cheiro da escola de novo, rever nossos amigos, professores, brincar no pátio da escola na hora do recreio, comer a comidinha que tanto amamos.... tudo isso tem uma relevância especial ao retornarmos das férias!  



É por isso que estamos sempre alertando para o bom senso dos pais. Uma criança com agenda de adulto pode ficar sobrecarregada e estressada. E mesmo quando não estão de férias, é importante que elas tenham tempo livre e, a nossa sugestão é sempre perguntar o que desejam fazer.

Andrea Belligall e Isabela Janiszewski

Nenhum comentário:

Postar um comentário