Blog da Passo a Passo 2: Ainda falta muito?

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Ainda falta muito?



As férias de verão chegaram, e com elas, o desafio de entreter as crianças durante a viagem, seja ela de carro, avião, trem ou ônibus. Bastam alguns minutos na estrada e vem a inevitável pergunta: “Falta muito para chegar?”. As horas que não passam para a criançada podem tornar o percurso cansativo para toda a família. 

O fato é que os pequenos não têm a mesma paciência que nós, ficam ansiosos para chegar, e devemos entender que uma longa viagem fica muito mais cansativa para eles do que para nós, principalmente se não tomarmos atitudes corretas para deixá-los mais confortáveis. 

Nas viagens de carro temos o controle das paradas e do espaço, então podemos deixar a imaginação rolar solta e programar várias brincadeiras que, além de distrair as crianças, são um poderoso aliado na interação pais e filhos. 

Sugestões para os pequenos: Faça uma lista de músicas do repertório da criança para cantarem juntos durante a viagem. Livros e histórias sempre são bons aliados: reserve uma história inédita para este momento, pode ser de livro ou de sua imaginação, e interaja com a criança, pedindo que ela continue ou ajude a criar. Deixe os brinquedos preferidos sempre à mão e, se puder, lance mão de algum brinquedo surpresa que estimule as descobertas. Explore a paisagem para despertar o amor pela natureza e pelos animais. Estimule a imaginação através das nuvens e seus formatos. Aproveite o movimento dos carros para ensinar conceitos (grande/pequeno, claro/escuro, rápido/lento) e as cores. Deixe o DVD e os jogos eletrônicos como últimos recursos.

Para os mais crescidinhos, existe uma grande variedade de brincadeiras que podem ser usadas: trava-línguas, adivinhas, objetos que comecem com uma letra do alfabeto, contar o número de fuscas (ou ônibus, vans, ou de determinada cor de carro, etc.), inventar frases com as iniciais das placas dos carros, jogo do silêncio (para descansar um pouquinho). Uma sugestão interessante é imprimir o mapa do percurso e pedir que a criança vá marcando os lugares por onde passam. Isto alivia a ansiedade e dá a noção de distância. 

Nas viagens em transportes coletivos, como aviões e ônibus, priorize o respeito e consideração pelas outras pessoas e opte por brincadeiras mais silenciosas e discretas. Nestes casos, o DVD e os jogos eletrônicos podem ser bons aliados.

Boas férias e muita diversão!

Andrea Bellingall e Isabela Janiszewski

Nenhum comentário:

Postar um comentário