Blog da Passo a Passo 2: Chegou a hora de ir para e Escola!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Chegou a hora de ir para e Escola!



É tempo de iniciar um novo ciclo: momento de ampliar o mundo da criança! Hora de sair do núcleo exclusivamente familiar e ingressar no ambiente escolar. Seja por necessidade ou por escolha, é um momento delicado de mudança, que gera ansiedade tanto nos pais quanto nas crianças. Período de “aperto” no coração para alguns pais e também de muitas emoções novas, com as quais será necessário conviver e “gerenciar” pois, para muitos, este é o primeiro rompimento de vínculo entre mãe e filho.

A adaptação é o processo de integração progressiva de algo ou alguém em um ambiente. É um momento que precisamos para nos acostumar a qualquer situação nova que enfrentamos na vida. Por tratar-se de um encontro com o desconhecido, pode gerar ansiedade, medo e muitas expectativas. 

Por estas razões, é muito importante que a família esteja segura quanto à escolha da escola pois, só assim, poderá passar calma e tranquilidade à criança. Os pais devem seguir a orientação da instituição e de seus profissionais, que são treinados e tem experiência neste processo. 

A adaptação escolar deve ser gradativa, começando com o número reduzido de horas (2 horas diárias) e aumentando aos poucos, de acordo com a aceitação do aluno. Mesmo sendo a criança desinibida e extrovertida, ou aquela que “vai com todo mundo” ou, ainda, vindo de uma outra escola, a adaptação deverá ser feita. No início, é sempre melhor que a criança seja acompanhada por alguém que tenha um vínculo formado (mãe, pai, vovó, babá etc.), para que sirva de suporte emocional em caso de choro ou insegurança. Aos poucos, vamos afastando a criança gradativamente, para que se forme um vínculo afetivo com a professora. 

É bastante natural, em um primeiro momento, a criança aceitar muito bem o espaço, brincando e explorando tudo, afinal são muitas novidades. Porém, num segundo momento, quando a criança percebe que o ambiente escolar é um local onde ela brinca sim, mas sem  a presença de alguém de seu convívio habitual, ela pode sentir-se insegura e naturalmente, evitar a ida a escola.

Nessas horas, a segurança dos pais é algo de extrema importância. Eles deverão estimular seu filho a continuar indo à escola, principalmente sem interromper o período de adaptação, não se esquecendo de frisar que a escola é um lugar legal e divertido, para ela brincar, se divertir, aprender e, ao final do dia, voltar para sua casa onde reencontrará seus pertences e sua família. 


Este processo não tem tempo determinado, vai variar de aluno para aluno e de família para família. O importante é que se respeite o tempo de cada criança para que esta se sinta segura e possa passar por este processo de mudança, de maneira natural e positiva.

Andrea Bellingall e Isabela Janiszewski

Nenhum comentário:

Postar um comentário