Blog da Passo a Passo 2: Resiliência

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Resiliência

Como ensinar as crianças a serem resilientes?


Que a vida não é um “mar de rosas”, todos sabemos. Não podemos viver encapsulados e imunes aos problemas, obstáculos, pressões e frustrações do dia-a-dia. Tampouco podemos proteger as crianças de experiências dolorosas e traumáticas, pois a vida se encarregará de nos pegar desatentos ou ausentes, e elas terão que enfrentá-las sozinhas.  Jamais conseguiremos manter nossos filhos numa “redoma” ou abraçá-los constantemente com um “escudo protetor”. E nem devemos!

É importante que a criança aprenda, desde cedo, a enfrentar as adversidades que a vida lhe impõe, lidando com as frustrações e limites de forma saudável e construtiva, para que se torne um adulto resiliente.

Mas o que é ser resiliente? A definição literária para o termo resiliência é a “propriedade que alguns corpos têm de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação”.

A psicologia tomou emprestado o termo da física e o ressignificou como uma qualidade humana fundamental: “a capacidade que o ser humano tem de experimentar adversidades e sair fortalecido delas.” A resiliência age como uma defesa e, ao mesmo tempo, com uma reação positiva ao stress e à dor. E isto é algo que podemos aprender e desenvolver ao longo da vida, começando desde cedo, ainda na primeira infância.

A APA – American Psychological Association em seu Resilience Guide for Parents & Teachers, apresenta 10 dicas para criar crianças e adolescentes resilientes:

  • Fazer amigos: Ensine ao seu filho a importância de uma amizade. O que é a empatia e como se partilham as tristezas dos amigos. Encoraje-o a ser amigo do seu amigo. É importante ter uma rede familiar forte que o ajude a superar as suas angústias. Fique atento ao que se passa na escola para que não se isole. Relacionar-se com outras crianças fortalece a capacidade de resiliência. Insira-o em grupos: seja um grupo do clube, ou um grupo religioso, de escoteiros, ou um grupo de esportes.

  • Ajudar os outros: Ensine-lhe a importância de ajudar alguém. Crianças que se sentem “de lado” podem tornar-se mais confiantes se ajudarem os outros. Ensine-o a fazer algo voluntário e apropriado para a sua idade. Peça-lhe que o ajude em pequenas tarefas para que se sinta mais útil.

  • Rotina Diária: Estabelecer uma rotina diária é extremamente importante para uma criança se sentir segura. Saber o que vai acontecer a seguir transmite-lhe confiança. Encoraje o seu filho a criar também ele a sua própria rotina (organizar os brinquedos, arrumar a mochila, organizar o material da escola, etc.)

  • Fazer uma pausa: Toda a regra tem uma exceção. Embora seja importante manter uma rotina, andar a “toque de caixa” e estar sempre cumprindo horários pode ser pouco produtivo. Ensine-o a abstrair-se dos seus focos de preocupações. Esteja ciente das coisas que ele vê e ouve, quer sejam notícias, internet ou até conversas de adultos que ele não tenha maturidade para compreender, e que lhe cause alguma preocupação ou medo.

  • Cuidar de si próprio: Seja um bom exemplo e transmita-lhe a importância de fazer refeições completas e nutritivas, de fazer exercício e de descansar. Certifique-se que seu filho tem tempo para brincar e tempo de ócio para relaxar. Cuidar de si próprio e ter tempo de brincadeira vai ajudá-lo a saber lidar com situações estressantes que possam aparecer.

  • Criar metas e objetivos: Ensine-o a criar objetivos realistas e a alcançá-los. Trabalhar na direção dos objetivos propostos mesmo que lentamente, ser encorajado a continuar, e elogiado pelos seus pequenos feitos, ajuda a construir resiliência e a ser capaz de enfrentar novos desafios, para que sinta o sabor da vitória em pequenas doses e continue a ser esforçado.

  • Desenvolver a autoestima: Ajude-o a lembrar-se de situações difíceis que ele ultrapassou com sucesso, e mostre-lhe como essa aprendizagem lhe deu bagagem para lidar com outros desafios futuros. Que está preparado e que consegue. Ensine-o a ter confiança em si próprio para tomar decisões e resolver problemas. Ensine-o a compreender o humor das situações e a capacidade de saber rir de si próprio.

  • Ser Otimista: Ver o copo meio cheio é um dos segredos das pessoas resilientes. Ajude o seu filho a ter uma visão otimista e positiva. Isso vai ajudá-lo a ver as coisas boas da vida e continuar mesmo nos momentos mais difíceis. Ele aprenderá a não desistir assim que uma situação se torne mais difícil ou mais complicada.

  • Autoconhecimento: Muitas vezes é diante das adversidades que as pessoas aprendem a se conhecer. Ensine o seu filho que perante uma situação menos boa pode e deve aprender a conhecer-se a si próprio.


  • Aceitar as mudanças: Tornar-se adaptável. Mudar, muitas vezes pode ser assustador para crianças e adolescentes. Ajude seu filho a ver que a mudança é parte de vida e novas metas podem substituir metas que se tornaram inalcançáveis. 

Andrea Bellingall e Isabela Janiszewski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário