Blog da Passo a Passo 2: Ei, vamos brincar de desconectar?

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Ei, vamos brincar de desconectar?



A gente já vem insistindo neste assunto há algum tempo: eliminamos a informática das salas de aula, resgatamos as brincadeiras infantis tradicionais, priorizamos as conexões olho a olho, estimulamos as atividades de interação social.

E de onde veio esta “ideia” aparentemente ousada e na contramão de tantos avanços tecnológicos? Veio justamente da preocupação com o futuro desta geração que está sob nossos cuidados. Do compromisso de contribuir com a construção de uma sociedade melhor, de formar seres HUMANOS – no sentido mais nobre da palavra: sensíveis, solidários, altruístas, empáticos, que façam diferença na vida das pessoas.

Apesar desta conduta parecer radical para alguns, ela foi muito amadurecida e refletida pela equipe da Passo a Passo 2, além de respaldada pelos maiores estudiosos da educação contemporânea. Sabemos que a sociedade caminha a largos passos para um mundo cada vez mais digital, e não somos alheios a essa transformação. Temos plena convicção de que nossas crianças não serão “analfabetos digitais” somente porque não usam aparelhos eletrônicos no ambiente escolar dos 0 aos 6 anos. O mundo lhe oferece esses aparatos o tempo todo. Por isso, aqui a gente desconecta.

Afinal, não recebemos afeto das máquinas, não é? Criança tem que descobrir e aprender a conviver com o outro, explorar o ambiente e a natureza de forma lúdica e divertida. Criança tem que brincar! Por isso, temos o maior orgulho em afirmar que na Passo a Passo 2 a nossa maior conexão é a do “olho no olho”.


O vídeo abaixo “Conflito de Gerações”, da Nature Valley, ilustra com louvor a nossa preocupação. E também nos convida a uma profunda reflexão. Por isso, a nossa sugestão é que façamos, com mais frequência, aquela perguntinha inicial às crianças: “Ei, vamos brincar de desconectar?”


Abraços,
Andrea Bellingall

Nenhum comentário:

Postar um comentário