Blog da Passo a Passo 2: “O QUE VOCÊ FEZ NAS FÉRIAS?”

segunda-feira, 27 de julho de 2015

“O QUE VOCÊ FEZ NAS FÉRIAS?”



Esta pergunta clichê feita pela professora na volta às aulas poderá ter respostas muito divertidas se a criança tiver atividades diferentes e envolventes nas férias.

E o que o seu filho fará nas férias?

Para começarmos a conversa, é importante ressaltar que a criança precisa mesmo de férias, precisa mudar a rotina, vivenciar coisas novas, relaxar um pouquinho nos horários e permitir-se as inúmeras possibilidades de diversão.
Se os pais conseguirem um tempinho, uma folga extra, é importante aproveitar na companhia deles. Planejar programas ou passeios que não costumam fazer, pequenas viagens, fazer um diário de férias, rever fotografias antigas e resgatar a história da família, ou até mesmo passar horas brincando, é uma forma divertida de aproveitar o tempo livre.

Outra boa ideia é a casa da avó, tio, padrinhos e familiares. Fortalecer e estreitar os laços familiares é muito importante, desde que a criança esteja acostumada a dormir fora de casa.

Programas com os amiguinhos também podem ser muito divertidos, do tipo festa do pijama, cineminha com pipoca em casa, contação de histórias, tarde dos super-herois ou do salão de beleza, e por aí vai…

As crianças de 2 a 6 anos estão no período de aquisição de autonomia e gostam muito de se “sentir gente grande”. Aproveite esta fase para incentivar atividades que envolvam disciplina, organização e pequenas responsabilidades, como organizar os brinquedos, trocar a água do cachorro, colocar os talheres à mesa, buscar o jornal, molhar as plantas, entre outros.

É importante que os pais estejam atentos ao uso excessivo de celulares e tablets, mais “tentadores” neste período. Estabelecer regras e limites de uso é fundamental.

E então, qual será a resposta do seu filho? Comece agora a construí-la com ele!

Boas férias!


Isabela

Nenhum comentário:

Postar um comentário