A sociedade está em transformação. Os valores éticos estão fragilizados. É só ligar a TV ou acessar os sites de notícias e dar de cara com barbaridades: crimes, corrupção, injustiça, preconceito, tortura, desrespeito, entre tantos outros. E como ensinar valores “do bem” para as crianças, diante de tanta exaltação “do mal”?
A construção dos valores morais da criança tem início nos primeiros anos de vida, quando ela começa a interagir com os mais diversos ambientes sociais. É nesta época que ela começa a desenvolver sua autonomia e também a distinguir o certo e o errado.
A notícia boa é que os pais sempre serão seu principal espelho, e isto significa que o exemplo das pessoas próximas predominarão na construção de seu código de conduta. Mas isto não significa que elas estejam imunizadas para os valores negativos que o meio social lhe impõe. E como lidar com estas situações? Por que o “homem mau” não é preso? Por que o amiguinho pode e ela não pode?
A notícia ruim é que não existe uma resposta ou uma receita pronta para lidar com estas situações. Na lógica infantil, não cabe ainda uma explicação subjetiva e filosófica. Mas há um caminho fértil que pode dar luz a estas questões e auxiliar os pais na construção de valores sólidos e pensamento críticos das crianças: o caminho da reflexão. Conduzir a criança a pensar sobre as situações “erradas” ajuda a construir o que é correto e aceitável. Colocar-se no lugar do outro, avaliar as consequências de um ato ilícito, aceitar o “diferente”, questionar a sua opinião sobre os fatos (se isto é errado, o que seria o certo?). A literatura infantil também é um aliado muito rico para estas reflexões.
Aqui na Passo a Passo 2 temos uma grande preocupação com a construção de valores morais sólidos para as nossos alunos, e estamos constantemente buscando reflexões nos pequenos fatos cotidianos, contribuindo para a formação de cidadãos éticos e críticos e de uma sociedade mais humana.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBem importante!
ResponderExcluir