Muitas vezes, a hora do soninho representa o momento de alívio para os pais: É a hora da mamãe “cuidar” um pouco de si e do papai ler seu jornal com tranquilidade. Com toda a certeza, estes momentos são fundamentais para pais e filhos descansar e recarregar as energias. Mas a importância do sono da criança vai muito além disso.
Durante o sono, o organismo da criança trabalha pra valer, reorganizando conexões, produzindo anticorpos e hormônios que desempenham papéis fundamentais para o seu desenvolvimento, saúde, comportamento, desempenho escolar e qualidade de vida.
Crianças que dormem pouco podem apresentar atraso no crescimento, dificuldades de atenção e memória, agitação, distúrbios de humor, baixa imunidade, problemas de metabolismo e até desconfortos gastrointestinais.
Por isso, é importante estarmos sempre atentos às necessidades de sono das crianças:
- Estabelecer um esquema de horários de sono para a casa e tentar cumpri-los à risca;
- Definir uma rotina para a hora de dormir, o que ajuda a sinalizar à criança que é hora de diminuir o ritmo. Um banho relaxante, um leite morno, uma história, cantar suavemente: são várias as estratégias para acalmar os ânimos na preparação para dormir;
- Preparar a casa para a hora de dormir: silêncio e escuridão são essenciais.
- Evitar brigas ou discussões no horário de dormir: isso estimula a criança.
- Tentar manter os hábitos estabelecidos também nos fins de semana e nas férias.
Apresentamos abaixo uma tabela da BabyCenter Brasil com regras básicas de quantidade de sono média para crianças por idade. Lembre-se: cada criança é diferente, há algumas que precisam dormir mais que as outras. A variação de uma criança para outra pode ser bem diferente, dependendo da personalidade e do organismo de cada uma.
Andrea Bellingall e Isabela Janiszewski