Futuro: O desafio de preparar filhos bem-sucedidos
Educar os filhos para os desafios da sociedade atual, cenário de grande competição e disputa, é um desafio para os pais. E como fazê-lo sem sobrecarregá-los e deixá-los inseguros?
Todo pai e toda mãe deseja que seu filho tenha sucesso na vida. Mas nem sempre esse sucesso está associado à fama, dinheiro e poder. Uma pessoa bem-sucedida é aquela que se sente realizada, vive com qualidade e equilíbrio e está bem consigo e com os outros. E parte desse sucesso depende da qualidade da educação recebida na infância.
As competências mais valorizadas pelo mercado de trabalho são aquelas que podem ser desenvolvidas desde a mais tenra idade, sem traumas e sem pressão, somente explorando as experiências cotidianas.
Atitudes colaborativas, resiliência, resolução de conflitos, persistência, tolerância à frustração, empatia, superação de problemas, capacidade de argumentação, valores sólidos, solidariedade, são alguns exemplos de competências que se constroem desde cedo, através do exemplo e estimulação dos pais e também com a parceria da escola.
Listamos abaixo algumas ideias para aumentar as chances de seu filho ter um futuro acima da média, de autoria do empresário Flávio Augusto, fundador da rede WiseUp e idealizador do blog Geração de Valor:
· Crie o hábito de questionar as convicções dele. Pergunte o porquê das coisas e o estimule a questionar da mesma forma.
· Evite supervalorizar os erros. Caiu? Não faça estardalhaço. Encoraje-o a se levantar sozinho e continuar adiante. Não alimente o medo. Encoraje mais.
· Falar inglês é fundamental. Eles aprendem bem rápido e não sofrerão no futuro. Quem fala inglês tem acesso a maiores oportunidades.
· Pratique falar em público dentro de casa. Crie situações onde ele tenha que fazer alguma apresentação na presença de toda a família para conquistar o que deseja. Quer um videogame? Marque um dia para ele fazer uma apresentação dando os argumentos, mostrando porque merece esse presente. Se não for convincente, dê mais uma chance até conseguir.
· Compaixão e empatia. Ter contato com a pobreza e criar o desejo de ajudar ao próximo. Ensinar o prazer de doar e dividir, além de evitar o consumismo. Ensine a simplicidade, a começar pelo seu exemplo.
· Ensine o valor do dinheiro. Prêmios e multas podem ajudar no reconhecimento da gestão que ele faz de sua mesada.
· Esporte ajuda a desenvolver o trabalho em equipe, disciplina, além de ser saudável.
· Converse sobre o mercado, sobre as empresas, sobre bolsa de valores, sucesso, fracasso e crie referenciais a serem seguidos. Fale sobre biografias de pessoas de sucesso desde cedo.
· Trabalhe por merecimento. Ensine desde pequeno que nada se ganha, tudo se conquista.
· Ensine desde cedo seu filho a ter a dignidade de assumir seus erros e debilidades. Assim, a chance de ele crescer e se tornar alguém que criou o hábito de sempre tentar colocar a culpa de seus fracassos no sistema, no governo, em sua classe social, na cor de sua pele ou na sua orientação sexual será muito menor. Ensine-o desde cedo a ser protagonista e não uma vítima.
Andrea Belliganll e Isabela Janiszewski